A operadora ferroviária Rumo transportou 31 veículos blindados do exército brasileiro, em uma operação chamada Atlântico V, que durou cinco dias e percorreu mais de 700 km por ferrovia. Os trabalhos tiveram início na manhã do dia 8 de agosto, em Cascavel (PR), e foram encerrados em Paranaguá (PR) na noite de domingo, dia 12.
Na última etapa do trajeto, a carga foi transportada em duas composições de trens pela Serra do Mar. Foram carregados 15 e 16 veículos em cada viagem, respectivamente. Para reforçar a segurança, um carro batedor verificou as condições da ferrovia antes da passagem dos trens. Além disso, militares ocuparam um vagão especial ao final de cada composição.
Toda a movimentação foi monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e mais de 40 profissionais das áreas Administrativa, de Engenharia e Operacional estiveram envolvidos na execução do plano logístico.
Os blindados, denominados Guarani, pertencem à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, e são preparados para situações extremas. De Paranaguá, o comboio segue pelo modal rodoviário até São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, onde os veículos serão utilizados para treinamentos e simulação de combate.