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Governo Argentino contrata a ART para modernizar estatal de cargas

Empresa Trenes Argentinos Cargas realizou licitação internacional para o novo Centro de Controle de Tráfego
Por Redação em 23 de junho de 2017 às 11h57

A empresa estatal Trenes Argentinos Cargas inaugurou um novo Centro de Controle de Tráfego que lhe permite monitorar, em tempo real, o posicionamento dos trens e sua velocidade ao longo de 9 mil quilômetros de vias, bem como autorizar a circulação e ativar a frenagem automática das composições em casos de emergência. O desenvolvimento e a implantação foram conduzidos com tecnologia da empresa brasileira ART Rail Technology. Para conquistar o contrato, a ART saiu vencedora de uma licitação internacional envolvendo alguns dos maiores players globais do setor de tecnologia ferroviária.

O projeto faz parte da política de modernização da malha férrea argentina e contou com investimentos da ordem de 128 milhões de pesos argentinos (cerca de US$ 8,2 milhões). A instalação do centro de controle integra um plano de modernização da malha ferroviária do governo da Argentina, que tem previsão de investimentos de US$ 14 bilhões até 2023. Nesse projeto específico, a ART atua como fornecedor turn key, isto é, com responsabilidade pela entrega de um pacote completo de serviços e soluções cobrindo todas as etapas de concepção e execução do projeto, bem como sua manutenção posterior.

A cerimônia de inauguração, que aconteceu em junho, contou com a presença do Ministro dos Transportes da Argentina, Guilhermo Dietrich. Ele destacou a ativação do Centro de Controle de Tráfego como mais uma etapa na valorização do modal ferroviário por parte do governo argentino. “Este sistema é parte do nosso compromisso de reativar as ferrovias de cargas, após décadas de desinvestimentos. Estamos levando adiante também a renovação de 1.600 km de vias para beneficiar as províncias do norte argentino e para reativar as economias regionais”, disse.

“A nova tecnologia beneficia os condutores e os operadores de monitoramento, mas também todas as demais áreas da empresa, que passam a contar, pela primeira vez, com estatísticas da operação dos trens para melhorar cada dia mais a qualidade do transporte de cargas”, explica Ezequiel Lemos, presidente da Trenes Argentinos Cargas.

As três linhas ferroviárias atendidas pelo centro de controle percorrem 17 províncias argentinas, com mais de 9 mil km de vias. Até então, essa estrutura funcionava com antiquados e caros sistemas de comunicação por satélite ou dependiam do uso de ligações de celulares para a comunicação com os condutores, para consultá-los sobre o posicionamento do trem, um sistema sujeito a falhas de sinal ou de comunicação.

A nova solução inclui a instalação de um conjunto de equipamentos de bordo nas locomotivas, que permite a comunicação entre o maquinista e o Centro de Controle Operacional por meio de uma rede digital envolvendo a combinação de canais de comunicação via celular e satélite. Além do cálculo da localização dos trens em tempo real, os dispositivos permitem registrar as informações relacionadas ao perfil de condução dos maquinistas e proteger os trens nos casos de excessos de velocidade ou entrada em trechos não autorizados.

De acordo com o CEO da ART, Carlos Henrique Corrêa, a modernização da Trenes Argentinos Cargas deverá posicioná-la, em curto prazo, entre as mais eficientes da América Latina, e criará condições para aumentar significativamente a importância do modal ferroviário na estrutura logística da Argentina. “Esse projeto permite que a ferrovia passe a se gerir por PKIs, de modo a poder analisar o próprio desempenho para ajustar continuamente as variáveis de ganho operacional e financeiro. A partir dessa base tecnológica, a Trenes Argentinos Cargas estará a um passo de adotar a governança total do negócio, baseada em painéis de gestão e na aplicação de benchmarking", completa Corrêa.

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