O Terminal Integrador de Guará (TI Guará), localizado no interior de São Paulo e pertencente à VLI, vem quebrando recordes operacionais nas operações com açúcar desde sua inauguração, em abril de 2015, resultando em mais eficiência para quem exporta o produto via Porto de Santos (SP).
Construído exclusivamente para o armazenamento e o transbordo de açúcar, o TI Guará já movimentou, de abril de 2015 a agosto de 2016, 2,503 milhões de toneladas do produto. E ainda é possível receber mais carga, uma vez que a capacidade total do empreendimento é estimada em 2,5 milhões de toneladas por ano.
Segundo a União das Indústrias de Cana de Açúcar (Unica), a Região Centro-Sul do país, puxada principalmente por São Paulo e Minas Gerais, deve produzir na safra 2016/2017 ao menos 33,5 milhões de toneladas de açúcar. Se movimentar por ano toda sua capacidade, o TI Guará terá estrutura para o transbordo de 7,5% de todo o açúcar da principal região produtora, responsável por 9 em cada 10 toneladas produzidas em todo o Brasil.
O terminal faz parte do Corredor Centro-Sudeste, um fluxo logístico arquitetado com o intuito de gerar mais eficiência e capacidade de escoamento dos produtos. O corredor interliga, por ferrovia, o Terminal Integrador de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o de Guará e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), no Porto de Santos, que está sendo ampliado para aumentar em seis vezes a sua capacidade de importação e exportação. O investimento nesse fluxo chega a R$ 4,5 bilhões. No TI Guará foram investidos R$ 83 milhões. Atualmente, cerca de 130 pessoas trabalham no local.
O último recorde operacional do terminal foi no mês de agosto, quando registrou a movimentação de 287 mil toneladas de açúcar. É o maior volume desde a sua inauguração. No primeiro ano de operação foram carregados 21.667 vagões, o que corresponde a 45.693 caminhões descarregados. O terminal desempenhou ainda taxas de produtividade acima das expectativas do projeto, como a performance recorde de carregamento de 20 vagões por hora, enquanto o projeto estimava 12 vagões por hora. Além disso, já foi registrada uma taxa de descarga de 368 caminhões em um dia, quando o projeto calculou uma média de 240 caminhões por dia.
“O primeiro ano de operação serviu para mostrar o potencial do terminal e sua importância na logística de transporte do açúcar. A equipe do TI Guará apresentou forte amadurecimento tanto operacional quanto de conhecimento do mercado em que está inserido. Os clientes enxergaram essa evolução e a perspectiva é de aumentar a movimentação do açúcar via transbordo no empreendimento”, diz o diretor Comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.