O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) concluiu, em fevereiro, a primeira fase da concorrência pública para o derrocamento do Pedral do Lourenço, situado na Hidrovia do Tocantins, no estado do Pará. O pregão, que aconteceu no dia 16 do mês passado, atraiu cinco empresas e teve a DTA Engenharia como vencedora.
O derrocamento consiste em abrir um canal navegável de cerca de 140 metros de largura no trecho, desgastando o pedral que impede a navegação de comboios de carga entre os meses de setembro e novembro, período em que o Rio Tocantins fica mais raso.
A estimativa de investimentos do Dnit para a execução das obras era de R$ 560,6 milhões, mas a proposta vencedora foi de R$ 520,6 milhões, redução de 7,15% sobre o valor previsto. A contratação da empresa responsável pela intervenção prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, de todas as ações ambientais e a execução das obras em um prazo total de 58 meses.
O edital para o derrocamento do Pedral do Lourenço foi lançado pelo governo federal no dia 20 de março de 2014. A próxima fase da licitação prevê uma análise detalhada das propostas e de toda a documentação da DTA Engenharia.