A Sotreq, revendedora de produtos Caterpillar, firmou, em agosto, um contrato com o Estaleiro Rio Tietê para o fornecimento de 40 motores de propulsão e 120 grupos geradores que serão utilizados nos comboios construídos pela empresa para realizar o transporte de etanol e derivados de petróleo pela hidrovia Tietê-Paraná.
As embarcações que receberão os motores – do modelo C18 de 600 bhp (brake horsepower) – e os geradores – C4.4 de 58,5 eKW e C9 de 238 eKW –, fabricados pela Caterpillar nos Estados Unidos, estão atualmente em construção em Araçatuba (SP).
De acordo com o consultor de Vendas para o Mercado Marítimo da Sotreq, Daniel Andrade, o cronograma de entrega dos 160 equipamentos se estende até outubro de 2015. “Como o diferencial da empresa é o suporte ao produto, teremos uma estrutura específica da Unidade de Negócios Petróleo e Marítimo no interior de São Paulo, para melhor atender ao cliente”, revela Andrade. A célula estará instalada nas filiais da Sotreq de Araçatuba e Bauru (SP), com equipes de técnicos dedicadas e estoque de peças dimensionado para as atividades na região.
Os comboios, que começaram a ser construídos pelo Estaleiro Rio Tietê em agosto, fazem parte de um contrato de R$ 432 milhões com a Transpetro e serão utilizados pela Promef Hidrovia, uma empresa pertencente à subsidiária da Petrobras. Compostos por quatro barcaças e um empurrador, cada comboio possui capacidade para carregar até 7,6 milhões de litros.
Os valores envolvidos na aquisição dos motores e dos geradores não foram revelados.