No dia 22 de fevereiro, parte de Porto Velho (RO) com destino ao Porto de Santarém (PA) o maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil. A operação, realizada pela Bertolini, envolve 30 barcaças transportando mais de 75 mil toneladas de grãos, volume equivalente ao carregamento de 1.500 caminhões.
O transporte recorde foi viabilizado por um sistema de propulsão composto por quatro motores Mitsubishi S12R-MPTA de alta velocidade. A nova embarcação, construída no estaleiro Beconal, pesa aproximadamente 450 toneladas de porte bruto e possui quatro motores V-12 de 1.180 hp cada, permitindo a ampliação da configuração dos comboios de 20 para 30 barcaças.
A operação representa um avanço na eficiência do transporte fluvial de grãos pelo Grupo Bertolini. Segundo Flávio Silveira, diretor Industrial das Empresas Bertolini, o aumento da potência dos empurradores possibilita maior capacidade de carga por viagem e redução da circulação de caminhões nas rodovias. A parceria entre a Bertolini e a Mitsubishi Marine tem origem em 2006.
Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, destaca que os motores mecânicos a diesel são reconhecidos pela robustez, facilidade de instalação e manutenção. Segundo o executivo, os equipamentos atendem às regulamentações internacionais de emissões e contam com suporte técnico da Riomar Naval no Brasil.
O transporte fluvial de grãos tem desempenhado um papel estratégico no escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Tradicionalmente transportados por rodovias até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), os grãos agora seguem pelos rios da margem sul do Amazonas até terminais em Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Porto Velho (RO) e Belém (PA), onde são armazenados e transbordados para navios de exportação. Esse modelo logístico tem contribuído para a expansão da fronteira agrícola do Brasil.
A Mitsubishi Marine fornece motores com diferentes configurações, variando de 6 cilindros em linha, com 14,6 litros e 429 HP, até modelos V-16 de 79,9 litros e 2.809 HP. A empresa, que iniciou suas operações no mercado de navegação fluvial das Américas em 1999, possui mais de 2.500 motores em funcionamento na região, incluindo os modelos S6R, S6R2 e S12R, atualmente os mais vendidos no Brasil.