A Hidrovias do Brasil anunciou, neste mês de março, a celebração de um contrato com as empresas Aliança Agrícola do Cerrado e Sodru Trading, do Grupo Sodrugestvo, de origem russa e sediado em Luxemburgo, para a prestação de serviços de transbordo de carga, transporte fluvial e operação portuária.
O acordo, que vale por de dez anos, envolve a movimentação e a exportação anual de até 400 mil toneladas de grãos na Região Norte do Brasil. A Aliança Agrícola do Cerrado atua no mercado da soja no cerrado brasileiro e é resultado da unificação das operações do Grupo Sodrugestvo no Brasil, ocorrida em 2012.
A Sodrugestvo detém 61% da empresa e a Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia (Carol) detém 39%. Além de Luxemburgo, Rússia e Brasil, o grupo está presente na Ucrânia, Dinamarca, Estados Unidos, Suíça e em várias outros oaíses da Europa Oriental.
A Hidrovias do Brasil conta com uma Estação de Transbordo de Cargas (ETC) em Miritituba (PA), comboios de barcaças e um Terminal de Uso Privado (Tup) nas proximidades de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Atuando desde 2010, a empresa pretende alcançar uma capacidade operacional de movimentação de 6,5 milhões de toneladas de grãos ao ano até 2020.
Fundada pelo fundo de infraestrutura do Pátria Investimentos, a Hidrovias do Brasil conta ainda com participações de outros investidores, como Aimco, Temasek, Blackstone, IFC e BNDESPar.