De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, novos leilões para concessões de aeroportos à iniciativa privada devem ocorrer no primeiro semestre de 2016. A declaração foi feita durante a Airport Infra Expo 2015, evento que ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês de março, em Brasília, de acordo com a Agência de Notícias da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
De acordo com Padilha, os próximos terminais concedidos devem ser o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Hercílio Luz, em Florianópolis. A concessionária vencedora do leilão do aeroporto porto-alegrense será responsável também pela construção de um novo terminal, localizado no município de Portão (RS), a 30 km da capital.
Ainda segundo ministro, os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Eduardo Gomes, em Manaus, não devem ser licitados, permanecendo sob a administração da Infraero. Padilha explicou que esses terminais são necessários para manter uma geração de receita mínima necessária à subsistência da Infraero.
Até agora, já foram concedidos à iniciativa privada os aeroportos Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP), Juscelino Kubitschek, em Brasília, Tancredo Neves, em Confins (MG), e Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. A previsão é que até 2018 o governo federal tenha concedido todos os 15 aeroportos previstos inicialmente.