A Infraero anunciou, neste mês de novembro, a aquisição de equipamentos de raios-x para dez terminais de carga (tecas) administrados pela empresa pública federal. Adquiridos junto à fabricante norte-americana Astrophisics, os aparelhos apresentam túnel de 1,8 metro de altura e largura e capacidade para até três toneladas de carga.
Com investimentos de R$ 12,2 milhões, eles serão utilizados principalmente em atividades de inspeção de volumes pela Receita Federal. O objetivo é proporcionar mais velocidade e segurança ao desembaraço aduaneiro, além de cumprir as demandas da Portaria nº 3.518, de 20 de novembro de 2011, a respeito das exigências técnicas e de qualidade para equipamentos de raios-x em tecas.
“Com a implantação dos equipamentos, a Infraero demonstra seu empenho em garantir a qualidade dos processos aduaneiros e a eficiência do setor logístico em seus terminais de carga”, analisa o superintendente de Logística de Carga da empresa, Francisco Xavier da Silva Nunes.
O primeiro aparelho foi recebido pelo teca do Aeroporto Internacional de Confins (MG) no último dia 18. No momento, os funcionários da Infraero passam por um treinamento para a utilização do maquinário.
Além de Confins, serão contemplados com os equipamentos os aeroportos do Galeão (RJ), Manaus, Recife, Petrolina (PE), Fortaleza, Salvador, Vitória, Belém e Curitiba. Ainda não existem datas definidas para o recebimento dos aparelhos.