A Lufthansa Cargo expandiu, no último dia 27 de outubro, seus serviços na América Latina com o início das operações para a capital peruana, Lima. O novo destino será servido duas vezes por semana com cargueiros MD-11. Às segundas e sextas-feiras, o voo parte de Frankfurt, via Dakar (Senegal) e Manaus, até chegar ao Peru. O voo de retorno para a Europa vai incluir uma parada em Quito, capital do Equador, assim como em Aguadilla, em Porto Rico.
De acordo com o membro do conselho executivo da Lufthansa Cargo e responsável pelas áreas de Produtos e Vendas, Andreas Otto, o forte desenvolvimento econômico do Peru tem sido intensificado por numerosos acordos de livre mercado, inclusive com a União Europeia, desde março deste ano. E Lima é o centro econômico do país. A maior parte das exportações da nação sul-americana é de frutas e vegetais, incluindo aspargos e manga. O significativo volume de transporte aéreo também inclui vários outros itens não perecíveis.
Segundo Otto, a atual situação de mercado é ainda desafiadora e exige um rigor nos custos e na administração da capacidade. “Além disso, por meses, nós temos ganhado mercado e ampliado a malha para os nossos clientes, com destinos como Lima”, diz
Estratégias
Paralelamente, a Lufthansa Cargo está negociando com as autoridades chinesas para a retomada dos voos para Chongqing. A metrópole vem experimentando um crescimento rápido e já tem uma população de 32 milhões de pessoas, o mesmo número de República Tcheca, Eslováquia, Áustria e Suíça juntas. Chongqing já fez parte da malha no horário de voos de inverno de 2012, mas foi suspenso posteriormente devido à baixa demanda.
A Lufthansa Cargo oferece aos clientes conexões para 304 destinos em 95 países. Um total de 57 cidades são servidas pelos cargueiros. Na Ásia, a Lufthansa Cargo oferece conexões cargueiras a 24 destinos. Na América do Norte, o horário de voos inclui nove destinos e nas Américas Central e do Sul, 12. A subsidiária da Lufthansa opera voos para quatro destinos de carga no continente africano.