O Grupo Piex (Pigatto Transporte Expresso) iniciou, neste mês de outubro, as operações de sua nova empresa, a ALP Aero Táxi. Com a novidade, a companhia passa a oferecer serviços de logística multimodais, conjugando os transportes terrestre e aéreo, com frota própria.
A Piex já atuava com frete aéreo por meio de parcerias com as principais companhias presentes no mercado, mas agora passa a contar com duas aeronaves Cessna dos modelos 208B – ou Grand Caravan – com capacidade para transportar até 1.200 kg de carga, e 402 B, para até 500 kg.
“Com estrutura própria, a Piex tem a garantia de maior flexibilidade e controle operacional, mantendo a tradicional confiança nos diversos serviços de entregas urgentes”, justifica o presidente do grupo, Alexandre Piggato. “Hoje as companhias aéreas têm poucas frequências na madrugada. Vamos ganhar muito nas operações over night e charters (fora das operações regulares) durante o dia”, explica o executivo, lembrando que a empresa também continuará atuando com as companhias parceiras.
Os aviões atenderão a todo o país a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e do Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira Salvação, em Americana (SP), município que, de acordo com a Piex, apresenta a vantagem de estar próximo a muitos dos clientes do grupo.
A Piex direcionou cerca de R$ 5 milhões para o novo negócio, investidos não só na aquisição das aeronaves, mas também na formação e no treinamento de pessoal. Ao todo são 12 pessoas envolvidas no projeto, entre comandantes, copilotos, equipes de operação, manutenção, segurança e coordenação de voo.
Homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no início deste mês, a ALP Aero Táxi já gera novos planos para o Grupo Piex. Para 2014 estão previstas outras aquisições de aeronaves, além de operações nos países do Mercosul.
Atualmente, a Piex conta com 170 funcionários e 400 clientes atendidos por uma frota composta por 65 veículos. O grupo possui unidades próprias em Caxias do Sul, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Salvador, além de Porto Alegre e São Paulo.