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UPS adota winglets em seus Boeings 767

Dispositivo, que será aplicado em 54 aeronaves, deve gerar economia de 22,8 milhões de litros de combustível por ano
Por Redação em 24 de maio de 2013 às 15h07 (atualizado em 20/06/2013 às 13h39)

A UPS anuncia que, a fim de economizar combustível e reduzir as emissões de CO2, aplicará winglets – componentes aerodinâmicos acoplados às extremidades da asa da aeronave – em sua frota de Boeings 767. O objetivo com a aplicação é reduzir o arrasto (força de fricção que faz resistência ao movimento e age em direção paralela à superfície do objeto) a fim de melhorar a eficiência em voo, economizando combustível.

De acordo com números divulgados pela empresa, os dispositivos contribuirão para a economia de 22,8 milhões de litros de combustível por ano e para a redução de emissões de mais de 68 mil toneladas de gás carbônico. A UPS estima uma economia de 4% de combustível em cada voo dos novos 767, mesmo com novas dimensões e mais peso. Com essa mudança cada asa terá mais 1,6 m de comprimento e adicionará 1.360 quilos ao peso da aeronave, devido aos winglets e à estrutura adicionada como reforço para a asa.

O projeto dos winglets é uma iniciativa implementada pela UPS Airlines, que trabalha para reduzir a intensidade de carbono em 20% até 2020, com base nas emissões geradas em 2005. Outros destaques de esforços da companhia para a conservação de combustível incluem melhorias nas rotas de voo computadorizadas, gerenciamento do tempo de transporte e equipamento de apoio em terra para combustíveis alternativos.

Atualmente, a companhia opera 54 aeronaves do modelo e aguarda a chegada de outras cinco, já encomendadas. A expectativa é ter winglets instalados em todas as aeronaves até o final de 2014. Vale lembrar que essas peças já foram implementadas em todos os 747 e MD-11, enquanto os A300-600 receberam outro dispositivo, com a mesma finalidade, chamado de wingtip fence. A empresa não especifica a quantidade exata dos demais modelos utilizados.

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