A Gollog, unidade de cargas da Gol Linhas Aéreas, inaugurou oficialmente hoje, dia 11 de abril, seu novo terminal de cargas em Guarulhos (SP). A mudança de local faz parte do plano estratégico de investimento, orçado em R$ 15 milhões nos últimos dois anos. O empreendimento ocupa um terreno de 10 mil m², sendo 5 mil m² de área operacional, possui dez docas e já movimenta 150 toneladas por dia. O giro na antiga unidade era de 70 t diariamente em 1.200 m².
O diretor de Cargas da Gollog, Carlos Figueiredo, conta que 30% de tudo o que é movimentado em Guarulhos é proveniente do segmento de e-commerce. Vale lembrar que do total operacionalizado pela unidade de carga no Brasil, Guarulhos responde por 35%. Em 2011, informa o executivo, a Gollog movimentou um total de 90 mil t.
Figueiredo salienta que a inauguração permite que a empresa, agora, apresente novidades numa das atividades que mais crescem, as encomendas expressas. Segundo o diretor, a unidade de negócios registra anualmente um acréscimo de 50% nesta modalidade. Hoje, o expresso já corresponde a 23% da receita gerada pelas cargas. “Temos uma entrada exclusiva para dar mais agilidade na descarga e triagem destes itens e desenvolvemos uma embalagem, denominada contêiner log, para acondicioná-los”, anuncia.
Planejamento
As metas para 2012 são positivas. De acordo com o diretor, apenas as operações em Guarulhos devem crescer 25%. No geral, a perspectiva é a de que a Gollog movimente 110 mil t. Quanto à receita da unidade de carga, a expectativa é de que ela cresça 18%. Os números consolidados não podem ser fornecidos.
Para suportar estes índices, Figueiredo anuncia que a companhia investirá na ampliação dos terminais de Goiânia, Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), Campinas (SP), Teresina, São Luiz, Imperatriz (MA), Vitória e Fortaleza. “Para este ano, a previsão é aplicar R$ 2 milhões em melhorias, tanto estruturais quanto em TI”, afirma.
Atualmente, a Gollog possui 100 pontos de atendimento no Brasil, que atendem 3.500 municípios, e sete internacionais. O objetivo até o final do ano é chegar a 130 pontos no Brasil.