A Panalpina realizou, no início deste mês de fevereiro, o transporte internacional de dois helicópteros de grande porte para a empresa Omni Taxi Aéreo. A primeira operação consistiu na importação de uma aeronave a partir de Kuala Lampur, capital da Malásia, com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), de onde seguiu em regime de trânsito aduaneiro até o Rio de Janeiro. Já o segundo transporte foi a exportação de um helicóptero a partir de Viracopos com destino ao Aeroporto de Huntsville, no Alabama (EUA), de onde seguiu de caminhão para o Canadá.
Ambos os embarques fazem parte de uma série que foi iniciada no ano passado e continua em 2012. As operações foram realizadas por meio da rede de voos próprios da Panalpina, utilizando o terminal aeroportuário de Huntsville, que, além de servir de opção para o gargalo logístico do Aeroporto de Miami, um dos mais movimentados do mundo, possui uma ampla rede de distribuição para toda a Costa Leste dos Estados Unidos e para o Canadá. “Utilizar voos próprios permite uma maior flexibilidade e agilidade, fundamentais neste tipo de operação”, conta Rene Genofre, diretor Aéreo da Panalpina para o Mercosul.
Primeiro lugar em Viracopos
Prestadora de serviços integrados de gerenciamento logístico e agenciamento de carga especializada em fretes aéreo e marítimo, a Panalpina obteve a primeira colocação entre os agentes de carga que atuaram no aeroporto de Viracopos em 2011, utilizando o peso das cargas como critério de avaliação nos embarques e desembarques.
De acordo com números da Infraero, a empresa foi responsável por 16,63% do total de peso das cargas movimentadas na importação durante o ano passado. Em 2010, a Panalpina havia ficado em terceiro lugar, com 10,72%. Outro critério utilizado pelo ranking é o número de embarques. Neste quesito, a empresa saltou do quarto lugar para a segunda posição em 2011, com 13,12% do total de exportações entre janeiro e dezembro do ano passado.
“Esses resultados consolidam nossa posição entre os maiores agentes de carga do País e é uma prova de que a Panalpina está no caminho certo. Por meio de uma reestruturação interna buscamos um crescimento sustentável, oferecendo soluções inovadoras aos nossos clientes” analisa Genofre.