A Emirates SkyCargo, unidade de carga da Emirates, iniciou, neste mês de novembro, as operações regulares com uma aeronave cargueira no Brasil. O voo, operado por um Boeing 747-400F com capacidade para 117 toneladas, chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às segundas-feiras procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com escalas na cidade alemã de Frankfurt e em Dacar, no Senegal. No retorno, o voo faz uma parada apenas na capital senegalesa antes de chegar ao Oriente Médio.
Há três anos operando no país com voos diretos e diários de passageiros de São Paulo – Aeroporto de Guarulhos (SP) – para Dubai, a Emirates aposta no segmento de cargas no país. Segundo o gerente de Carga para a América do Sul, Dener Souza, o objetivo é de que a taxa de ocupação do cargueiro seja de 95%. Vale lembrar que a companhia já realiza o transporte de mercadorias entre as regiões utilizando o porão das aeronaves de passageiros. A ocupação neste caso é acima de 85%.
O executivo conta que 43 pessoas são exclusivamente dedicadas às operações em Campinas. Entre os itens movimentados, destaque para maquinários (importação), e perecíveis, vidros de segurança – automotivo e construção civil, além de partes e peças (exportação). “Em Guarulhos, movimentamos 450 t por mês. A expectativa, agora, é chegar a 910 t mensais”, diz Souza.
Iniciativas
Oitava maior companhia de transporte de cargas do mundo, segundo ranking divulgado pela International Air Transport Association (IATA), a Emirates transportou em 2009 1,2 milhão de t. A empresa oferece os serviços Aeroporto-Aeroporto, Aeroporto- Porta, Porta-Aeroporto e Porta a Porta. “No Brasil, devido à legislação aduaneira, oferecemos apenas o Aeroporto-Aeroporto”, ressalta.
Ao todo, 26 aeroportos são atendidos pelo setor de cargas – aeronaves cargueiras de passageiros com a utilização dos porões. Destas localidades, em oito destinos, incluindo Viracopos, a empresa opera apenas com aviões configurados exclusivamente para o transporte de mercadorias.
Já há planos de expansão para a América do Sul. Souza anuncia que a movimentação de vinhos e pescados, no Chile, flores, na Colômbia, e animais, couro e perecíveis, na Argentina, faz parte do escopo de ações da companhia. Embora não tenha revelado números consolidados e fragmentados por região, o gerente informa que o segmento de cargas, hoje, representa 15% dos negócios da Emirates.
O aumento da frota de cargueiros também está inserido nas estratégias de crescimento. Atualmente, a empresa conta com dois Boeings 777, com capacidade para 103 t, quatro 747-400 F e dois 747-400 ERF, estes com tecnologia embarcada que permite maior autonomia de voo. Ainda sem previsão de entregas, a Emirates planeja incorporar um 747-800 e mais quatro “Triple Seven” (777).