Aeronave tem capacidade para 98 toneladas métricas
A FedEx Express recebeu na última sexta-feira, dia 25 de setembro, seu primeiro avião de carga Boeing 777 Freighter (777F). Segundo o presidente e CEO da FedEx Express, David J. Bronczek, a entrega da aeronave é uma prova da dedicação da empresa no aperfeiçoamento da frota e permite que a FedEx Express ofereça seus serviços aos clientes em todo o mundo. “Sua capacidade de carga útil, alcance e eficiência ambiental criam um valor estratégico completo em longo prazo para nossa empresa no atendimento às demandas globais de entrega de nossos clientes”, diz. O novo avião chega para ampliar a frota da empresa, composta por mais de 650 aeronaves.
O 777F é a maior aeronave de carga bi-jato do mundo, com capacidade de carga útil de 215.000 libras – 98 toneladas métricas. Se comparado ao MD-11, também utilizado pela FedEx para longas distâncias, o 777F Utiliza 18% menos combustível e diminui em 18% as emissões.
O alcance global da aeronave possibilita que a FedEx Express voe entre os principais mercados e centros na Ásia, Europa e Estados Unidos com mais carga e em menos tempo do que leva hoje, permitindo maior hora limite para os clientes nos mercados para que façam suas entregas. O tempo de trânsito do 777F de pontos na Ásia para os Estados Unidos, por exemplo, será até três horas mais rápido do que o do MD-11.
Até abril de 2010, a FedEx Express informa que planeja ter quatro 777Fs atendendo a rotas entre a Ásia e os Estados Unidos. No total, serão 15 modelos na frota da empresa até o final do ano fiscal de 2014. A empresa também fez um segundo pedido de 15 777Fs, entregues entre os anos fiscais de 2014 e 2019, e possui opção para mais 15.