Ibovespa
122.102,15 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,07
(-0,81%)
Dólar turismo
R$ 6,30
(-1,06%)
Euro
R$ 6,34
(-0,04%)

Lufthansa Cargo aumenta foco no Brasil

Por Redação em 26 de maio de 2008 às 15h48 (atualizado em 05/05/2011 às 16h02)

Companhia aérea aposta no crescimento de importantes nichos de mercado e no equilíbrio do mix entre importação e exportação

A Lufthansa Cargo está voltando sua atenção para o mercado brasileiro de cargas, em especial para atender demandas especiais como transporte de carga viva (a maioria de cavalos e peixes ornamentais) e produtos farmacêuticos. Em visita ao país, Andréas Otto, membro da presidência, diretor de Produtos e Vendas, da Lufthansa Cargo AG, e Johannes Zinkl, diretor de Vendas e Operações América do Sul, garantiram o empenho da empresa de investir mais no mercado nacional, com base em dados do último ano.

De janeiro a dezembro de 2007 a empresa transportou 21,9 mil toneladas de cargas a partir do aeroporto de Viracopos, Campinas (SP), para Frankfurt, através de seis vôos semanais em cargueiros MD-11F, sem contar os porões de 21 vôos de passageiros realizados por semana. “Além da movimentação programada, no ano passado realizamos oito vôos extras para o Brasil, para atender à demanda local e de países do continente”, enfatiza Otto.

Mesmo a participação do Brasil nos resultados globais da companhia estar na margem de 1%, há uma projeção de crescimento de 30% nas importações e 10% nas exportações. Nos dois primeiros meses deste ano o transporte atingiu 3,3 mil toneladas, alcançando um desempenho médio de 500 t por semana. “Nosso centro de excelência em Frankfurt mantém equipamentos e ambiente específicos e certificados para a movimentação de animais vivos. Somos a companhia com a maior infra-estrutura do mundo na realização deste tipo de transporte”, comenta Zinkl. A maioria dos cavalos que partem de São Paulo para a Alemanha é embarcada na Argentina e no Brasil, já os peixes são oriundos do Nordeste brasileiro.

Os fatores que põem as boas expectativas em risco no Brasil são a alta do querosene de aviação – em nível mundial – e a desvalorização do dólar no Brasil. Segundo Otto, o combustível impacta em 25% a receita da empresa, representando no maior de todos os custos. “Nossa intenção é equilibrar os números de importação e exportação, mas para isso dependemos do mercado”, comenta.

Com 12% de participação no mercado brasileiro (dados da IATA – International Air Transport Association), a Lufthansa está promovendo uma melhoria no atendimento aos clientes de carga aérea, com disponibilidade de serviços de reservas via internet e dinamização do sistema de rastreabilidade, em tempo real, da origem ao destino. “Assim o embarcador pode programar e visualizar sua carga durante toda a operação”, diz Zinkl.

O leque de produtos da Lufthansa Cargo atende hoje os segmentos de carga convencional, serviços expressos e  produtos especiais, que englobam seis itens: carga perigosa, animais vivos, valores, alto valor agregado e remessas de aeroporto a aeroporto.

www.lufthansacargo.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar