A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, registrou um crescimento expressivo no segmento de e-commerce, com um aumento de 35% nas entregas e operações em 2024. As entregas de e-commerce passaram a representar 37% da receita de cargas, operando com uma capacidade de 40 mil volumes por dia e entregas em até dois dias para todas as regiões.
Se o crescimento atual se mantiver, o e-commerce pode compor 50% da receita total da empresa em 2025. De acordo com a empresa, o avanço no setor é impulsionado pela ampliação da capacidade operacional, com a chegada de novos Airbus cargueiros e a implementação de novas tecnologias para otimizar o processo de entrega.
Um dos fatores apontados pela Azul Cargo Express foi a implantação de sorters, equipamentos que automatizam processos de distribuição como pesagem, cubagem e triagem de pacotes, aumentando a eficiência. Essa tecnologia tem garantido entregas rápidas para mais de 5 mil municípios brasileiros, atingindo 96% da população do país, segundo a companhia.
Além disso, a empresa expandiu sua presença no país no ano passado com a abertura de mais de 80 unidades, chegando a 350 lojas e terminais em todo o Brasil. A Azul Cargo também ampliou a frota em fevereiro deste ano com a chegada de duas aeronaves A321P2F, os primeiros Airbus cargueiros da companhia. Essas aeronaves transportam até 50% a mais em volume de cargas, 39% a mais em peso e reduzem em 27% o consumo de combustível por tonelada transportada por quilômetro.