A Azul Cargo Express, divisão de logística da Azul, recebeu na quinta-feira (7) seu segundo cargueiro Airbus A321P2F, com matrícula PS-AJB. A nova aeronave, idêntica à anterior e também em tons de azul, deve entrar em operação em fevereiro de 2025. A expansão da frota amplia a capacidade logística da empresa, possibilitando a abertura de novas oportunidades de negócios.
De acordo com Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express, a chegada do novo cargueiro faz parte do plano de otimizar a rede logística da empresa para atender com eficiência as demandas do mercado nacional. “O Brasil é um país de dimensões continentais e com uma economia diversificada. Estamos focados em oferecer uma rede de transporte integrada e adaptada às necessidades de nossos Clientes, priorizando espaço, agilidade e confiabilidade. Os novos cargueiros representam nosso compromisso em atender novos setores e demandas”, afirmou Reis.
As duas aeronaves A321-200 CEO, convertidas para carga, apresentam uma capacidade de transporte de até 27 toneladas, com 14 posições para pallets e volume total de 212 m³. Em comparação com os Boeing 737-400F da Azul, o modelo A321P2F oferece um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% em volume e uma economia de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada. Esse ganho de eficiência também implica uma redução anual de até 9.000 toneladas nas emissões de CO₂, considerando o mesmo volume de carga.