Após mais de cinco meses de paralisação, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), reabriu suas pistas para voos comerciais na manhã desta segunda-feira (21), trazendo expectativas de retomada econômica para o Rio Grande do Sul. O terminal, que ficou 75% submerso devido a uma enchente em maio, retoma suas atividades com 71 voos previstos no primeiro dia de operação parcial.
Especialistas apontam que a volta do aeroporto será um motor para os setores de hospedagem, alimentação e logística. A expectativa é que reabertura aumente a circulação de renda e eficiência econômica no estado, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros aeroportos.
Além do turismo, o setor industrial também espera recuperação. A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) estima que a interrupção no funcionamento do terminal tenha causado uma perda de cerca de R$ 580 milhões nas exportações e importações.
A Fraport, empresa que administra o aeroporto, prevê um aumento gradual de voos nas próximas semanas, com 122 operações previstas até o início de novembro. O funcionamento total do terminal está programado para dezembro, quando as obras de reparo na pista serão finalizadas.
*Com informações do jornal Zero Hora.