A Latam Cargo, empresa do grupo Latam especializada em transporte aéreo de cargas, está ampliando sua atuação no Norte e Nordeste do país. Em 9 de maio, a companhia começa a operar o voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus. As viagens serão realizadas pelo modelo Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo.
Com o início da operação, a capacidade (medida em ATK) em Recife terá um crescimento de 62,5% em maio comparado a abril. Atualmente, a empresa opera internacionalmente na localidade a rota cargueira Santa Lúcia/Cidade do México-Recife e também embarca cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros.
A expectativa é que o novo voo agilize o transporte de autopeças, fármacos, e-commerce, eletrônicos e alimentos perecíveis de São Paulo para Recife e o envio de confecções, autopeças e alimentos perecíveis de Recife para Manaus.
“Os investimentos da LATAM Cargo no Norte e Nordeste reforçam a importância estratégica do transporte aéreo de cargas para o desenvolvimento do Brasil. É assim que apoiamos os empreendedores e a cadeia de suprimentos destas regiões, oferecendo a mais segura e rápida solução logística para aproximar oportunidades aos nossos clientes”, destaca Ana Caroline Costa, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Cargo Brasil.
Investimentos no Norte-Nordeste
Atualmente, a Latam Cargo responde por 15% do mercado de cargas aéreas de Recife em voos domésticos e internacionais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente em 2023, foram quase 8 mil toneladas de cargas movimentadas pela Latam em Pernambuco, tanto em voos domésticos quanto internacionais.
No início de abril, a Latam Cargo inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. A empresa responde atualmente por 42% do mercado de cargas aéreas em voos domésticos e internacionais em Manaus, segundo a ANAC. Em 2023, foram mais de 46 mil toneladas de cargas movimentadas pela Latam na capital manauara, tanto em voos domésticos quanto internacionais.
Em março, a Latam Cargo já havia ampliado de 6 para 9 voos semanais as operações cargueiras com destino a Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos (sete voos por semana) e Viracopos (2 voos por semana), um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) com relação ao mesmo período do ano anterior.
As principais cargas aéreas enviadas para Manaus são commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), entre outros.
Já as principais cargas embarcadas em Manaus são manufaturas fabricadas com os próprios insumos que a Latam Cargo levou para a Zona Franca, incluindo eletrônicos, celulares, relógios, baterias, medicamentos e peças prontas para maquinários.
Latam Cargo
A Latam Cargo voa atualmente para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Mundialmente, as afiliadas de carga do grupo contam com uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.
Em 2024, a operação brasileira da Latam deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.