A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e a Braspress Air Cargo assinaram na última terça-feira (02/04) um contrato de cessão de aérea que permite que a Braspress instale a infraestrutura necessária para iniciar, nos próximos meses, as operações de transporte de cargas domésticas a partir de Campinas.
De acordo com a programação da Braspress, que é especializada no transporte de encomendas, a operação será realizada por meio de duas aeronaves Boeing 747-400F e deve ser iniciada em agosto deste ano, ligando o Aeroporto de Viracopos ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A primeira aeronave da empresa já está no Brasil. Já a segunda está em fase final de pintura e deve chegar ao Brasil nos próximos dias, vinda da Bélgica.
O acordo de cessão de área possibilita que a empresa inicie as obras das instalações da empresa que ficarão dentro do complexo aeroportuário de Viracopos. O local terá 1.042,16 m² de área edificada e mais 2.471,23 m² de área não edificada, totalizando 3.513,39 m². O termo assinado prevê que a Braspress comece a ocupar o espaço a partir do dia 02/05.
O contrato de cessão de área foi assinado pelo diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, e pelo diretor-executivo da Braspress Air Cargo, Tarcísio Gargioni.
A Braspress está em processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o início das operações das duas aeronaves, que serão baseadas no Aeroporto Internacional de Viracopos. A empresa pretende iniciar o treinamento de pessoal e os voos de testes ainda neste semestre.