A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), registrou a movimentação de 27,4 mil toneladas de cargas no mês de abril deste ano. O terminal ainda conquistou neste mês a a certificação "Boas Práticas de Armazenagem de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos", concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com o reconhecimento, o Aeroporto de Guarulhos torna-se o primeiro terminal aéreo do estado de São Paulo a obter a certificação da agência reguladora.
Do total de cargas movimentadas, aproximadamente 11,4 mil toneladas representam itens importados e 13,3 mil toneladas são referentes à exportação. No acumulado do ano, foram 94,2 mil toneladas de carga, com percentuais que correspondem a 52% das exportações e 42% das importações via aérea no país.
Em relação aos itens importados no mês de abril, do valor total, 103,2 toneladas de cargas foram processadas por meio dos armazéns couriers e 216,5 toneladas em relação à exportação. Os volumes movimentados pelos Correios e as cargas domésticas não estão incluídos no levantamento.
Fármacos estão entre produtos mais transportados
De acordo com a GRU Airport, entre os produtos mais importados em abril estão os itens do segmento automotivo, fármaco, maquinário e eletrônico, com respectivamente 27%, 19%, 18% e 9% do Market share das cargas nacionalizadas processadas no mês de abril.
Em relação às cargas importadas em abril de 2023, o Teca (Terminal de Cargas) de GRU foi responsável por 41% de toda importação via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram em abril 53% da movimentação via aérea, (ComexStat, Abril de 2023).
LEIA TAMBÉM: