A Receita Federal autorizou o Aeroporto Internacional de Viracopos, no município de Campinas (SP), a ter um fluxo de baldeação internacional de carga (transshipment), tornando possível o processamento de carga em trânsito internacional que utilizará o aeroporto como ponto de consolidação da América do Sul. O novo serviço já está disponível para operação.
Com isso, o terminal poderá realizar todas as transferências de carga internacional após um processo de desconsolidação e posterior consolidação, com a possibilidade de troca para qualquer empresa aérea. O procedimento de transshipment é permitido para cargas procedentes do exterior, amparadas por conhecimentos de carga do tipo HAWB (House Air Waybill), com passagem por Viracopos e posterior embarque em voos internacionais.
LEIA TAMBÉM: Greve no porto de Hamburgo deve afetar transporte de cargas entre Brasil e Alemanha
Atualmente, o TECA (Terminal de Carga) de Viracopos processa 40% de todas as cargas importadas no país pelo modal aéreo.
Procedimentos
O novo fluxo já está disponível, mas somente para as empresas que exerçam a atividade de agente de carga no Brasil e estejam regularmente habilitadas, e somente após deferimento pela Receita Federal da solicitação de autorização para adotar o procedimento de Baldeação Internacional.