O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), administrado pela Gru Airport, agora conta com o fluxo de transferência internacional de carga (transhipment). O novo serviço possibilita realizar todas as transferências de carga internacional após um processo de desconsolidação e posterior consolidação, com a possibilidade de troca para qualquer empresa aérea. O serviço único no Brasil, utilizando o Teca de Guarulhos como ponto de consolidação de e para a América do Sul.
“Esse novo serviço é o resultado de um ano de trabalho conjunto com a Receita Federal para agilizar e facilitar o processo. Assim, é possível promover a criação de rotas alternativas para companhias aéreas, agentes de cargas e consignatários movimentarem cargas de forma mais eficiente, sendo de extrema importância para fortalecer o comércio no Brasil e para que o aeroporto siga na posição de liderança na América do Sul”, afirma João Pita, diretor Comercial e de Cargas da Gru Airport.
Leia mais: Gru Airport aplica drones para gerenciar operações
O procedimento de transhipment, regulamentado pela portaria local ALF/GRU Nº 46, é permitido para cargas procedentes do exterior, amparadas por conhecimentos de carga do tipo HAWB (House Air Waybill), com passagem pelo Gru Airport e posterior embarque em voos internacionais.
O armazenamento das cargas será feito em área segregada e autorizada pela Receita Federal. Os agentes de carga interessados na operação devem solicitar autorização ao órgão e podem consultar o site da concessionária para obter outras informações.