A Azul Cargo apresentou, na última semana, a primeira aeronave cargueira Classe F do mundo. A iniciativa a desenvolvida pela Azul aconteceu em parceria com a LHColus Tecnologia em um projeto que passou por etapas de desenvolvimento conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste de desenvolvimento. A certificação final da aeronave, recebida na primeira semana de fevereiro, contou com a parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a própria Azul Cargo, a adição da aeronave à sua frota de operação trará ainda mais flexibilidade e custo-benefício às operações logísticas. O E195 Classe F apresenta baixo custo de viagem e 15 toneladas de capacidade de carga útil.
“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Uma parte fundamental desse crescimento foram os jatos E195 da Embraer. Hoje, com o lançamento do cargueiro E195 Classe F, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, afirma Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul. “Com incomparável flexibilidade operacional, confiabilidade, acesso à variada infraestrutura aeroportuária, o E1 Classe F é a aeronave perfeita para oferecer uma vantagem competitiva a nossos clientes de logística. Com essa aeronave podemos realmente transformar e fazer crescer a logística no Brasil”.
“Estamos muito animados com a certificação da primeira aeronave Classe F cargueira do mundo e eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, e em especial à participação da Anac. Ao longo das próximas semanas teremos qautro aeronaves E195 com essa nova configuração, transformando ainda mais o serviço de logística no Brasil. Essas aeronaves trazem ainda mais flexibilidade para fortalecer a nossa malha e expandir os negócios logísticos para todo o país”, celebra Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Além de todos os ganhos logísticos, a inovação está alinhada à estratégia ESG da Azul e com o compromisso de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2045, já que cada cargueiro E195 reduz as emissões em 7.900 toneladas por ano e tem até três vezes mais capacidade em comparação com as versões anteriores da aeronave.
A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, com um sistema inovador de detecção de incêndio por meio de câmeras térmicas. O protótipo de aeronave, PR-AXW, realizou 12 testes de conceito, oito testes de barreira contra fumaça em solo e um voo de certificação com inspetores da Anac.