O Riogaleão Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, anuncia que registrou em 2021 o maior volume de movimentação de cargas desde o início da pandemia. O valor das mercadorias importadas em 2021 foi de US$ 8,5 bilhões, crescimento de mais de 16% quando comparado com 2019.
No quartro trimestre de 2021, o terminal contabilizou 13.600 toneladas de produtos importados e exportados, mais de 16% em relação a 2020. Na importação, o peso foi impulsionado pelos segmentos químico, oil & gas, máquinas e equipamentos, além da indústria farmacêutica.
O terminal revela que o mês de dezembro foi o melhor em peso de importação em 2021 devido ao retorno de companhias aéreas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, como a Lufthansa e a British Airways, e do aumento da malha da American Airlines, com o retorno da rota Rio-Nova Iorque. Além da malha regular de passageiros, no último trimestre do ano passado foram recebidos 87 cargueiros, incluindo voos fretados e regulares.
O Riogaleão Cargo é responsável pelo ininterrupto abastecimento de indústrias locais. O balanço do setor em 2021, por exemplo, indica que a participação do terminal foi de 8,6% no valor das cargas aéreas importadas no Brasil.