Em decorrência da forte demanda por transporte aéreo de carga na região Centro-Oeste, o Grupo Faster Brasex inaugurou, neste mês de novembro, bases de expedição aérea em Brasília e Goiânia. O Grupo já possuía terminais de distribuição pelo modal rodoviário nestas cidades, que foram adaptados para operar também com cargas aéreas. Antes disso, a empresa possuía bases de expedição para o modal aéreo em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP). Agora, o Grupo Faster Brasex distribui para todo o Brasil a partir da região Centro-Oeste também por via aérea, através dos aeroportos de Goiânia e Brasília.
O Centro-Oeste possui um forte potencial de negócios, por conta do grande número de indústrias farmacêuticas instaladas na região. Em Goiás, são mais de 80 empresas de produtos farmacêuticos e veterinários. Na cidade Anápolis (GO), existe um importante pólo farmacêutico com política de incentivos para indústrias do setor. “Há um grande número de empresas do segmento farmacêutico instaladas na região, em virtude dos incentivos fiscais. Já havíamos percebido um aumento na demanda de transporte rodoviário e a procura por operações aéreas também tem crescido bastante”, afirma Patrícia Costa, presidente do Grupo Faster Brasex. Até o momento, a empresa conta com 26 clientes do setor farmoquímico na região.
A unidade de Goiânia possui 41 funcionários e uma área total de 10.429 m2, sendo destes 2.138 m2 de área construída e 8.291 m2 de pátio. A unidade de Brasília possui 49 funcionários e 3.400 m2 de área total, 2.800 m2 de área construída e 600 m2 de pátio. “As novas bases contam com estrutura tecnológica integrada. Além disso, foi criada uma equipe especializada para o gerenciamento de toda operação aérea e uma área específica para esta unidade. O Grupo também investe em treinamentos para garantir a excelência dos serviços”, comenta a presidente.
Para lidar com produtos farmacêuticos, ambas contam com monitoramento de temperatura no depósito, isolamento térmico no teto para evitar oscilações de temperatura, área separada para manuseio de medicamentos de alto valor agregado, gerenciamento de risco e equipes treinadas para realizar operações aéreas em um prazo de 24 horas, independentemente do destino. As novas unidades de expedição aérea no Centro-Oeste possuem farmacêuticos responsáveis, além de todas as certificações necessárias para lidar com farmoquímicos, concedidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Para completar a operação, o Grupo Faster Brasex conta com apoio de embarque. “Na operação aérea, agilidade é imprescindível. Por isso, possuímos equipe de apoio no aeroporto de Brasília para monitoramento da operação, o que garante o embarque nos primeiros vôos e total agilidade na distribuição”, completa Patrícia Costa.