A Latam Cargo Brasil realizou o transporte aéreo de mais uma ursa na noite do último domingo, 6 de outubro. Esta nova operação foi realizada após a movimentação de dois ursos-pardos de Fortaleza a São Paulo em agosto deste ano.
Dessa vez, o animal embarcou no aeroporto de Salvador com destino a São Paulo. O transporte foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após desembarcada, a ursa foi conduzida ao mesmo santuário ecológico no interior de São Paulo em que já residem os outros dois animais da mesma espécie.
Para esta viagem, a Latam Cargo transportou primeiramente a caixa de transporte especialmente produzida para o transporte desta espécie. A caixa foi de São Paulo a Salvador para que o animal pudesse viajar com toda segurança. A viagem foi realizada em uma aeronave Boeing modelo 767-300 e foi acompanhada por veterinários e especialistas do instituto de defesa dos animais, que receberam a ursa em São Paulo.
O animal residia no estado do Sergipe e foi transferido via terrestre para o aeroporto de Salvador, que tem capacidade para receber aeronaves de maior porte, condição necessária para que a ursa pudesse ser transportada. O processo de preparação da aeronave e o embarque começaram 4 horas antes do horário de decolagem do voo e envolveram mais de 15 funcionários da Latam Cargo.
A ursa foi recebida pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), especializada em preservação da fauna silvestre e que recebe animais apreendidos em cativeiro e vítimas de maus-tratos.
O acordo entre a Latam Cargo Brasil e o Ibama foi iniciada em 2009 e já viabilizou o transporte gratuito de mais de 4.500 animais em projetos destinados à preservação da fauna brasileira.