A Azul Cargo Express recebeu ontem, dia 12 de julho, em Belo Horizonte, seu primeiro avião cargueiro. O Boeing 737-400 Cargo será certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) antes de entrar em operação para atender à crescente demanda pelos serviços de transporte aéreo da unidade de cargas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Com a aeronave exclusivamente cargueira, a empresa, que utiliza os porões dos aviões de passageiros de seus voos regulares para o transporte de carga, terá mais flexibilidade para definir as estratégias de malha, fortalecendo a capacidade de ofertar soluções customizadas para seus clientes. De acordo com a própria Azul, uma segunda aeronave cargueira deve ser incorporada à frota até o mês de setembro.
“Estamos muito felizes em poder acompanhar esse momento histórico para a empresa, que poderá contar com essas aeronaves de forma exclusiva para o transporte de cargas”, comemora o vice-presidente Técnico Operacional da Azul, Flávio Costa. “Esses aviões vão nos proporcionar mais flexibilidade para definir a malha de acordo com as necessidades dos nossos clientes e contribuirão para oferecermos novos serviços, como o fretamento.”
Os Boeings 737 foram escolhidos por conta do baixo custo operacional e pelo histórico de confiabilidade. As aeronaves poderão transportar até 20 toneladas de cargas, capacidade superior aos porões das demais aeronaves da Azul, que acomodam também as bagagens dos passageiros.
Com a novidade, a Azul Cargo Express espera crescer 40% ainda neste ano, ampliando a oferta de serviços para regiões e rotas de maior volume. No primeiro trimestre de 2018 a unidade de transportes de cargas da Azul já registrou um crescimento de 61% na comparação com o mesmo período do ano anterior.