O cargueiro MD11F, recém-incorporado à frota da Varig Log, fez seu vôo inaugural na madrugada desta sexta-feira, com destino a Manaus, partindo de Guarulhos. A partir de 15 de maio, outra aeronave do mesmo modelo entrará em operação. Alugados, os aviões vão requerer um aporte anual de US$ 25 milhões, mas, em contrapartida, acrescentam quase 50% à capacidade de carga dos DC10 30F, utilizados anteriormente.
O MD11F tem capacidade para transportar 90 toneladas de carga, um adicional de 30 toneladas em relação aos DC10F. Com a incorporação, a Varig Log, que já opera com nove aviões exclusivamente cargueiros (três DC10F e seis 727F), torna-se também a única entre as empresas latino-americanas a operar com aeronaves desse porte.
"Nossa meta é nos transformar, em 2008, no maior integrador logístico da América Latina com foco em carga aérea", revela Gustavo Rocha, gerente-geral de Planejamento e Logística da empresa. Até lá, o faturamento da Varig Log deverá atingir US$ 850 milhões. Em 2004/2003, o faturamento deu um salto de U$$ 400milhões para US$ 500 milhões e, em 2005, deve bater nos US$ 620 milhões.
Com os novos cargueiros, freqüências serão aumentadas e novas criadas para o Exterior. A partir do Brasil, a Varig Log já integrava os mercados da América do Norte, Europa e América do Sul, com viagens semanais para Los Angeles, Miami, Nova Iorque e Frankfurt. A partir de 15 de maio, o número de vôos para Los Angeles, a partir de Guarulhos, passará de dois para quatro semanais, com escalas em Santiago (Chile), Guayaquil (Equador) e México. E de 1º de junho em diante, o número de viagens semanais para Frankfurt passará de duas para quatro, duas delas via Londres, na ida.
De 11 de junho em diante, será introduzido um vôo especial entre o aeroporto do Galeão e Huston, nos Estados Unidos, com freqüência de duas vezes por semana. A cidade exporta tecnologia de perfuração de petróleo em águas profundas. "Os vôos para Huston visam atender à indústria do petróleo, pois partem do Galeão, no Rio de Janeiro, próximo a Macaé, onde estão as plataformas da Petrobras", explica Rocha. O transporte de cargas entre Macaé e o Galeão será feito em caminhões. "Em qualquer um dos pontos de pouso, a Varig Log tem condições de integra o serviço aéreo e o modal rodoviário, caso seja necessário, utilizando-se de frota própria e de terceiros", ressalta.
No retorno, todos os vôos internacionais fazem escala em Manaus. Além disso, a rota Guarulhos-Manaus-Guarulhos passará de uma a duas freqüências diárias, uma delas via Recife (na ida). A intenção é oferecer ao pólo industrial de Manaus uma solução de distribuição com regularidade e qualidade. "Acreditamos no crescimento do pólo e queremos ser o seu melhor parceiro logístico", sustenta Rocha.
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