O Tecon Rio Grande, localizado no Porto de Rio Grande (RS) e operado pela Wilson Sons, automatizou seus portões de acesso rodoviário neste mês de agosto, substituindo os operadores de gate por quiosques de autoatendimento com identificação biométrica do motorista que entra no terminal.
A solução implantada inclui ainda seis portais com tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR, na sigla em inglês para Optical Character Recognition), que capturam informações como as placas dos caminhões e a identificação dos contêineres a necessidade de que o veículo seja de estacionado.
O projeto contemplou também a pesagem da carga de forma automática, o controle do fluxo de caminhões com barreiras integradas e a impressão térmica de um ticket de recebimento do caminhão.
“Estas inovações, que são utilizadas nos mais modernos terminais do mundo, colocam o Tecon Rio Grande dentro do seleto grupo dos terminais semiautomatizados. Estamos preparados para atender mais de 2.000 caminhões por dia, sete dias por semana”, explica Giovanni Phonlor, gerente de Sistemas, Qualidade, Tecnologia da Informação e Projetos do terminal.
Atualmente, a unidade recebe mais de 1.000 caminhões diariamente. O projeto contou com um investimento de US$ 2 milhões em hardware e software e envolveu diretamente as áreas de Tecnologia e Operação do tecon.
No primeiro semestre deste ano, o Tecon Rio Grande já havia intensificado os investimentos em tecnologia com o desenvolvimento e a implantação de um sistema de pagamento eletrônico. A iniciativa teve como objetivo eliminar filas e também a necessidade de haver um caixa físico no terminal para receber pagamentos. “O cliente acessa o portal de serviços on-line, seleciona os serviços referentes à sua carga e gera o documento eletrônico para pagamento”, explica o gerente Administrativo e Financeiro, José Edom.