A Aliança, unidade de cabotagem da Hamburg Süd, firmou um contrato com a OpenTech, empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas focadas em gestão logística e gerenciamento de riscos no transporte, com o objetivo de aprimorar ainda mais o controle de suas operações rodoviárias.
O acordo prevê a renovação e a modernização das ferramentas e softwares voltados para a logística e a internalização do sistema de gerenciamento de risco, que até então ficava sob a responsabilidade dos prestadores de serviço. Vale lembrar que em 2013 a empresa criou a Aliança Transporte Multimodal (ATM) para operar no transporte terrestre.
A Aliança passará a utilizar o OpenSIL, solução de gestão que automatiza e controla os processos logísticos, com informações detalhadas da jornada, o OpenCadastro, que realiza a verificação de dados cadastrais de veículos da frota e de motoristas, o OpenGR, para o rastreamento de cargas e monitoramento de segurança, a Base UTI, serviço de monitoramento e rastreamento de cargas críticas, e o OpenUniversidade, para treinamentos e e-learning (aprendizado eletrônico).
Para centralizar os trabalhos e garantir que o potencial de todas as ferramentas contratadas seja explorado em sua totalidade, a OpenTech manterá um gestor dedicado exclusivamente às operações da Aliança, atuando na sede da empresa. “Teremos um profissional nosso operando in loco e em conjunto com a equipe da Hamburg Süd”, explica o diretor Comercial da OpenTech, Eduardo Oliveira de Sousa.
O gestor será responsável também pela elaboração de um Plano de Gestão Logística, que tem como objetivo garantir melhorias nos resultados do cliente, com foco na redução de custos e na otimização de processos. A implantação de controles diários, boletins, mapeamentos da operação e treinamentos também está no escopo, assim como a missão de fomentar o uso das ferramentas da OpenTech por toda a equipe da Aliança.
“As soluções de gerenciamento de risco e logístico da OpenTech serão ferramentas importantes para atender às necessidades da Aliança e da Hamburg Süd no que tange à confiabilidade, produtividade, visibilidade e qualidade de nossos serviços aos nossos clientes. Além disso, continuaremos a expandir nossas operações intermodais com robustez e consistência”, explica o gerente nacional de Operações Intermodais da Hamburg Süd, Fernando Camargo.
O diretor Comercial da OpenTech, Eduardo Oliveira de Sousa, explica que a capacidade da empresa de adequar os softwares e serviços de acordo com as regras específicas para o controle de contêineres da Aliança foi um dos pontos essenciais para o fechamento do negócio. “De forma inédita no Brasil, customizamos um software para fazer a gestão de contêineres e atender rigorosamente a necessidade do cliente. O processo profissional e bem estruturado para o desenvolvimento de soluções integradas, usando as melhores práticas e ferramentas, tanto em projetos quanto em produtos, comprova a nossa flexibilidade. E este foi um fator determinante para moldarmos os produtos de acordo com as exigências da Aliança e da Hamburg Süd”, diz
Segundo ele, o negócio apresenta ainda outros diferenciais, como na utilização do OpenUniversidade. “Além da contratação da ferramenta no formato atual, com os recursos já disponíveis, o cliente terá acesso a trilhas específicas para seus treinamentos. Vamos adaptar o produto para atender tanto às rotinas e procedimentos dos diferentes operadores que prestam serviço à Aliança no Brasil quanto às determinações e regras da própria empresa e de seus clientes”, informa Eduardo.