A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) publicou, na última quinta-feira, 25 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado da concorrência para a implantação do sistema de monitoramento do tráfego de embarcações Vessel Traffic Management Information System (VTMIS). O vencedor foi o Consórcio Indra VTMIS Santos, que apresentou valor de R$ 31 milhões para o empreendimento.
O certame licitatório prevê a implantação do sistema desde o fornecimento de equipamentos e software até treinamento de pessoal e obras civis, pelo período de 44 meses. O VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do porto, obtendo informações para o tráfego dentro do canal de navegação, que servirão também para controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência.
As empresas do consórcio vencedor da licitação já possuem experiência em controle de tráfego portuário, atuando na Espanha, Marrocos e Polônia. Recentemente o consórcio fechou um contrato para a utilização do VTMIS no Porto de Vitória e está implantando o sistema de gestão do tráfego marítimo no porto de Southampton, no Reino Unido. Na América Latina, é um dos fornecedores tecnológicos no projeto de ampliação do Canal do Panamá e está ampliando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso, no Chile.
Outra licitante foi desclassificada por descumprimento do edital. A Codesp abriu prazo recursal de cinco dias.
O VTMIS
O VTMIS, ou Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos, em português, é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. Contará com um Centro de Controle e quatro torres de monitoramento em pontos estratégicos do porto (Ilha da Moela, ponta de Itaipu, arredores da Dow Química - na entrada do canal - e ilha Barnabé).
Os locais foram escolhidos por oferecer segurança aos equipamentos e por possibilitar cobertura de todo o estuário, com uma área de varredura que vai da área de fundeio ao Terminal Marítimo da Usiminas. Cada um terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder AIS(Automatic Identification System) para a coleta destes dados. A estação meteorológica servirá para monitoração de intempéries e o marégrafo, para identificar os movimentos de preamar (maré alta) e baixa-mar no canal.
As torres abastecerão a central com dados sobre a localização e movimentação de embarcações. O AIS é um dos equipamentos mais importantes da torre: ele recebe sinais enviados, obrigatoriamente, pelos navios. Com esse contato, a central visualiza a posição, a velocidade e o número de registro da embarcação numa carta de navegação eletrônica, exibida em um monitor – seu movimento é acompanhado em tempo real. Como a maior parte dos barcos pequenos não emite sinais de transponder, a tarefa do radar será identificar estas embarcações menores – até o limite de 1,5 metro de comprimento. A câmera inteligente apontará, automaticamente, para o alvo localizado pelo radar. Esses recursos serão integrados à gestão de segurança da Supervia Eletrônica de Dados e ISPS Code.
O VTMIS faz parte do Projeto de Inteligência Logística Portuária da Secretaria Especial de Portos (SEP), juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em pleno funcionamento.