A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fechou, na primeira semana do ano, após a conclusão do processo licitatório, um contrato para que a VMI Sistemas de Segurança forneça, opere e realize a manutenção do sistema de inspeção de cargas e de contêineres por meio de scanner. A iniciativa, que está inserida no Programa de Investimentos em Tecnologia, está orçada em R$ 15,7 milhões e tem como objetivo gerar mais controle e agilizar o desembaraço e liberação das cargas que entram e saem do Porto de Paranaguá (PR).
No contrato firmado, estão inclusas a infraestrutura e a instalação física, infraestrutura elétrica e lógica, bem como a operação do sistema por pessoas habilitadas ao manuseio de sistemas desta natureza. O serviço foi contratado, em princípio, por 60 meses, podendo ser prorrogado. O prazo para a implantação do novo sistema se divide em dois: 60 dias para o Projeto Executivo de Obras Civis e Rede Lógica e 240 dias para a instalação, testes e treinamentos dos funcionários da Receita Federal e da Appa.
De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, será escaneado um contêiner por vez e as imagens, em tempo real, disponibilizadas aos técnicos da Receita e da Polícia Federal.