A Controlsat, empresa do Grupo Schahin, lança duas soluções de rastreamento de frotas: O Dual e o Controlcel. O primeiro é um produto que possibilita comutação automática entre a comunicação via celular e por satélite. A conexão por celular é mais rápida e por isso adotada como padrão, mas se o veículo passa por uma área de sombra ou região onde o sinal seja insuficiente, a conexão via satélite é acionada. Assim, a solução pode cobrir tanto perímetros urbanos quanto áreas remotas, em médias e longas distâncias. Outro diferencial que chama atenção no Dual é o tempo de resposta. No caso da comunicação via celular, o retorno é em segundos. Já nos sistemas satelitais disponíveis no mercado, o retorno demora alguns minutos. A Controlsat introduziu mudanças operacionais junto ao provedor de satélite para assegurar comunicação inferior a três minutos.
Vale ressaltar que ambas as tecnologias – satelital e celular – já existem no mercado, mas a diferença está na integração das duas em um mesmo produto. A Controlsat acredita que, em 2005, o Dual será responsável por 100% do crescimento da empresa.
Urbano
Para quem precisa de rastreamento dentro das cidades, a empresa traz o Controlcel, solução desenhada para funcionar em grandes centros urbanos. De acordo com a Controlsat, um dos diferenciais do produto é a possibilidade de programação de comandos pré-definidos em grandes quantidades. O Controlcel se caracteriza pelo travamento das rodas dos veículos, teclado alfanumérico, indicadores de posicionamento e de tempo e envio de formulários analíticos, entre outras funções.
O produto é recomendado para veículos menores, como vans e caminhões de médio porte, mas nada impede que seja utilizado também em grandes caminhões. A Controlsat desenvolveu ainda um software de roteirização para funcionar junto com a ferramenta. Mas a solução pode ser usada com outros softwares de logística já utilizados no mercado. Aqui, a comunicação também é via satélite, porém, realizada pelo celular. Tanto o Dual quanto o Controlcel fazem parte da linha de produtos que a empresa desenvolveu para 2005.