De acordo com a montadora, foram observadas reduções de 15% nas emissões de óxido nítrico (NOx), de 77% nas emissões de material particulado e de 42% na opacidade da fumaça, atenuando o aspecto escuro. Além disso, a utilização do diesel, fornecido pela empresa norte-americana Amyris, proporciona vantagens em fatores como potência, torque, consumo e durabilidade dos componentes.
Em adição aos testes em bancada, a MAN vem realizando também estudos de campo. Durante o mês de junho deste ano, a Coca-Cola utilizou, no Rio de Janeiro, quatro caminhões Constellation dos modelos 17.190 e dois 24.280 movidos com o diesel de cana. Assim como nas análises estáticas, a experiência resultou em consideráveis quedas na emissão de gases poluentes e materiais particulados.
A MAN Latin America pesquisa o uso do diesel de cana desde os motores Euro 3. O objetivo é proporcionar a utilização do combustível para maximixar os resultados operacionais dos frotistas sem que os motores originais dos caminhões e ônibus da marca necessitem de readequações.