Cinco filiais da Transportadora Americana (TA) receberam, em setembro, sistemas correspondentes ao programa Brasil ID, coordenado pelo Encontro Nacional dos Administradores Tributários Estaduais (Encat).
A companhia está envolvida no projeto piloto do programa, que começou a ser adotado nas rodovias do país no final do mês passado visando a adequação do sistema. O Brasil ID tem como objetivo agilizar os procedimentos de postos fiscais por meio da leitura automática de cargas em caminhões e da documentação envolvida no transporte utilizando a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).
Com a instalação do sistema, os caminhões que entram nas unidades da TA localizadas em Belo Horizonte, São Paulo, Campinas (SP), Curitiba e Porto Alegre, com a tag do programa no vidro dianteiro, fornecerão automaticamente todas as informações do Manifesto Eletrônico, documento fiscal que substitui a emissão em papel.
“Essas informações corresponderão aos dados já recebidos eletronicamente pelos postos fiscais, facilitando a conferência das cargas e documentos”, explica o gerente de Sistemas da TA, Dalton Vecchini. De acordo com ele, o Brasil ID traz benefícios logísticos como redução nos tempos de entrega e de parada em postos, que hoje realizam conferências manuais, além de garantir a integridade e a segurança da carga.
Lançado em março de 2011, o Brasil ID é um projeto das Secretarias de Fazenda Estaduais e da Receita Federal, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.