Entrou em operação hoje, 27 de agosto, no terminal portuário do Grupo Chibatão, em Manaus, o sistema de pátios virtuais. A expectativa é a de que a tecnologia amplie em 20% o uso racional dos 1,5 milhão de m² de pátios de armazenagem de contêineres do Polo Industrial de Manaus (PIM) e aumente em 30% a produtividade da movimentação das cargas no local.
Na prática, o sistema permite a localização exata dos ativos por quadra, lote, fila e coluna. Com isso, é possível para os gestores do terminal saberem o local de destino e origem dos produtos antes mesmo de iniciadas as operações de carga e descarga de carretas e navios
Para o gestor do terminal, Jhony Fidelis, as atividades de fiscalização dos órgãos públicos também ganham em agilidade, pois passam a operar com mais rapidez e eficiência.
A implantação dos pátios virtuais faz parte do programa de modernização tecnológica, renovação administrativa e de infraestrutura do Grupo Chibatão. Faz parte do planejamento a aquisição de veículos e equipamentos, além da instalação de scanner de contêineres e sistema óptico de fiscalização.