A Elog informa que, desde o último mês de maio, os caminhões que diariamente fazem o embarque e desembarque de mercadorias no Porto Seco Barueri (SP), controlado pela companhia, passaram a agendar horário para realizar essas operações. A iniciativa tem como objetivo eliminar alguns gargalos, como filas de espera, e melhor adequar a escala de trabalho de seus funcionários.
Segundo o gerente de Operações Alfandegadas da Elog, Rafael Lima, o desafio foi provar que era possível implementar o agendamento, uma vez que ninguém no mercado trabalhava dessa maneira. A fase de preparação para agendar as descargas no porto teve início em meados do ano passado. O trabalho consistiu em realizar um levantamento da capacidade operacional, da necessidade de mão de obra, bem como o desenvolvimento de planilhas e de ferramentas tecnologicas para colocar o agendamento em prática.
Alguns resultados já podem ser mensurados desde o início do agendamento, como a redução de custos para os usuários do terminal. "Nossos clientes não precisam mais esperar em uma fila, o que evita estadias e custos extras de transporte. É só chegar na hora marcada para o atendimento”, diz o gerente. Além disso, o sistema permite que os clientes otimizem suas operações e aumentem o giro de suas carretas. Caso haja um imprevisto e não seja possível chegar na hora, a Elog faz um reagendamento para recebimento da carga.
A previsão da companhia é a de que até o final do ano todos os Portos Secos do Sudeste – além de Barueri, a companhia possui mais duas unidades na região, Campinas (SP) e São Paulo – trabalhem com o novo sistema. Já as seis unidades do Sul – Foz do Iguaçu (PR), Jaguarão (RS), Santana do Livramento (RS), Uruguaiana (RS) e duas em Curitiba –, deverão aderir em 2014.