A Inovatech, fornecedora de soluções de WMS e para a gestão de frete e de frota, além de indicadores, anuncia que fechou, no início deste ano, uma parceria com a espanhola Tools Group. A ação tem como objetivo trazer e distribuir no Brasil a ferramenta de forecast, otimização de estoque e aprovisionamento denominada Service Optimizer 99+ (SO99+).
Segundo o diretor-geral da Inovatech, Ricardo Montagna, a novidade chega para incrementar o portfólio de produtos da companhia, que foca o desenvolvimento de seus produtos na operação. “Nossa ideia é trazer uma ferramenta mais estratégica, voltada ao planejamento, apoio a decisões e suporte às informações”, diz.
O executivo frisa que a ferramenta não irá substituir os sistemas ERPs tradicionalmente utilizados pelos clientes. De acordo com Montagna, o SO99+ complementa e adiciona informações ao dia a dia das operações dos clientes. Destinada a empresas de médio e grande portes, solução pode ser aplicada na indústria, além dos segmentos atacadista, varejista e importador. “Vamos começar nossa atuação pelo Sudeste, mas a meta é atender a todo o Brasil e, dependendo dos resultados, ampliar a atuação para o restante da América Latina”, afirma.
A região, aliás, destaca o diretor-geral, tem merecido atenção do Tools Group. “Eles montaram uma divisão na Europa apenas para atender à América Latina”, conta. Sem revelar detalhes do modelo, Montagna revela que a estratégia para atender com eficácia a região é fomentar a criação de multiplicadores. Não há, contudo, prazo para que a ação seja iniciada.
O produto
O SO99+ é uma solução que, trabalhando como um add-on integrada ao ERP instalado, permite ao cliente alcançar elevados níveis de serviço por meio da otimização de estoques e planejamento da cadeia de suprimentos orientado pela demanda. Por ser um add-on, ou seja, um módulo suplementar que se adapta às ferramentas já existentes, o custo é acessível e os resultados tipicamente levam as empresas a alcançar taxas de atendimento de pedidos de 99%, com um estoque global, em média, 15% a 25% menor.
A ferramenta tem certificação de integração SAP NetWeaver e contempla o que há de mais moderno em termos de previsão e planejamento da demanda. A parte de otimização de estoques, por exemplo, trabalha sempre em três dimensões a fim de proporcionar altos níveis de serviço, mesmo em redes de distribuição em multinível. Vale lembrar, ainda, que a tecnologia possibilita a realização do Vendor Managed Inventory (VMI), do planejamento de reabastecimento contínuo (CRP), do controle de restrições de validade, além de dar suporte ao Sales and Operation Planning (S&OP) e ao Sales, Inventory and Operations Planning (SI&OP).
No exterior, a ferramenta já atende a empresas como Ferrari, Coca-Cola, Aston Martin, Danone, Energizer, Maserati, Colgate-Palmolive, Johnnie Walker, Castrol, General Electric Plastics, Mitsubishi Electric e pelo menos a outras 200 espalhadas por 31 países.
No Brasil, a aplicação da tecnologia e suporte à operação será realizada pela Inovatech – com a atuação de seis colaboradores treinados na sede do parceiro, em Barcelona –, utilizando o software do Tools Group.