A Santos Brasil implantou, no final do mês de maio, um sistema único de controle de armazenagem e relacionamento com os clientes que utilizam os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) administrados pela companhia, instalados no Guarujá e em Santos, ambos no litoral paulista. Foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão no desenvolvimento do sistema e mais R$ 2,7 milhões na construção de novos gates nos terminais.
O software, desenvolvido e implementado pela equipe de TI da própria Santos Brasil, é composto por módulos de planejamento das quadras de armazenagem e registro eletrônico para entrega das cargas de importação, agendamento online dos veículos para recebimento das cargas e informatização de dados sobre localização, liberação e movimentação que os importadores, transportadores e despachantes poderão acompanhar via web na página da empresa. Para chegar ao modelo final, a equipe de TI da companhia realizou um benchmark interno. O sistema segue os moldes do controle já implantado no Tecon Santos para controle de acesso.
Com a informatização dos Clias e a construção dos novos gates de entrada, a Santos Brasil terá um controle de pátio ainda mais eficiente e preciso. Por conta da modernização tecnológica, os Clias estão preparados para funcionar 24 horas para entrega de carga. Até então o funcionamento era ininterrupto apenas para recebimento.
Segundo o diretor de Operações Logísticas Ricardo Molitzas, uma das principais vantagens que o novo sistema agrega é o agendamento eletrônico para entrada dos caminhões e o reconhecimento biométrico do condutor do veículo. “Além do agendamento prévio na internet e a emissão de um certificado digital que precisa ser validado quando o caminhão acessa o Clia, cada caminhoneiro que entra e sai nas nossas instalações é identificado por biometria”, explica o executivo. Outro ponto importante na avaliação de Molitzas é que os gates possuem integração com a liberação eletrônica das mercadorias, com o sistema de armazenamento das quadras e com o agendamento dos veículos, o que traz maior agilidade na recepção e maior segurança na entrega da carga.
Os Clias têm importância estratégica para a Santos Brasil, que opera o maior terminal de movimentação de contêineres da América do Sul. Pelo Tecon Santos, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), circula 53% de todo o volume de carga movimentada no Porto de Santos. Os CLIAs têm como função essencial a liberação de mercadorias em vias de exportação e a internalização de mercadorias importadas.