A Transportadora Americana (TA) anuncia que está finalizando, neste mês de março, a implementação de seu novo sistema de conferência de carga, agora, totalmente automatizado. Com a novidade, a carga operada na TA recebe uma etiqueta com as informações pertinentes ao seu conteúdo e destino, gerando um código de barra que será lido por um leitor óptico. A conferência é eletrônica, gerando informações atualizadas ao sistema de controle da carga e agilizando o fluxo dentro dos terminais.
Totalmente desenvolvido pela equipe de TI da companhia, o novo sistema opera com banco de dados Oracle, em plataforma Microsoft e com coletores Intermec. Cerca de R$ 2 milhões foram aplicados na aquisição de ferramentas, desenvolvimento do sistema, implantação das mudanças e treinamento de pessoal.
O gerente de Tecnologia da TA, Dalton Vecchini, explica o processo. “Cada carga manuseada na TA passa por quatro etapas de conferência, da chegada ao centro de distribuição à sua saída para o respectivo destino. Todas essas etapas passam, então, a ser eletrônicas, aumentando ainda mais o controle e a agilidade em cada processo”, explica.
Em fase final de implantação do sistema na planta piloto de 12.000 m², em Americana (SP), o novo processo segue para as demais unidades a partir de um cronograma que contemplará os oito centros de distribuição da empresa e suas maiores filiais, automatizando todo o sistema da TA até o final do ano. “Vamos ganhar em produtividade, maior confiabilidade do sistema e uma dinâmica operacional mais inteligente em cada unidade”, ressalta. O executivo diz que ainda não há números operacionais mensurados.