A Gefco Logística promoveu, no primeiro semestre de 2011, a integração do seu sistema de gerenciamento de transporte (TMS) ao sistema de localização geográfica instalado nos caminhões da empresa, possibilitando a visualização das cargas em tempo real, utilizando-se do serviço de mapas online Google Maps. Com a novidade, a Gefco conquistou uma economia de 70% no tempo de rastreamento e 10% no tempo de carga e descarga.
A integração gera um painel de controle, acessado pela Gefco, que informa números de documentos, localização de veículos e cargas e permite a visualização do trajeto a ser cumprido. Para as movimentações de Milk Run, as informações são disponibilizadas em um painel online, que pode ser acessado também pelo cliente a partir de qualquer dispositivo web, como tablets, smartphones e computadores pessoais.
Com os resultados atingidos no rastreamento, é possível evitar imprevistos, adaptar rotas e fluxo para aumentar a produtividade, agilizar as tomadas de decisão por parte dos clientes e diminuir os riscos de paradas nas linhas de produção, devido à completa visibilidade do sistema. O sistema de localização está instalado nos 460 caminhões que compõem a frota da Gefco.
Antes da integração, a Gefco contava com informações de posicionamento enviadas pelo próprio motorista do caminhão. “Hoje o tempo de resposta é melhor, bem como a qualidade das informações sobre o deslocamento das cargas transportadas”, diz Luiz Alcantara, diretor de Operações Rodoviárias e Logística da Gefco. Em 2010, a companhia realizou 37 mil viagens nacionais e quatro mil internacionais, transportando 200 mil toneladas de carga.