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Vale Fertilizantes implanta novo sistema logístico

Ferramenta, denominada e-Hora Marcada, possibilita o agendamento de horário e data para a realização de carregamentos
Por Redação em 2 de setembro de 2011 às 11h18 (atualizado em 06/09/2011 às 16h08)

Vale Fertilizantes implanta novo sistema logístico
Vale-Fertilizantes_crédito-Luciana-Tancredo-site
A Vale Fertilizantes implantou, no último dia 22 de agosto, um novo sistema logístico no Complexo Industrial de Cubatão e no Complexo Industrial de Piaçaguera, ambos localizados na Baixada Santista, litoral Sul do Estado de São Paulo. Com o programa, denominado e-Hora Marcada, os clientes da empresa tem a possibilidade de agendar o horário e a data de seus carregamentos, otimizando o tempo de espera e diminuindo os custos com transportes.

Segundo o gerente-geral de Vendas de Produtos Químicos da Vale Fertilizantes, Cristiano Lima, a companhia investiu R$ 150 mil na ferramenta que tem como meta diminuir as filas de caminhões nestas unidades, além de proporcionar redução de custos para as transportadoras, que não ficarão com seus veículos parados.

Com a novidade, explica Lima, os transportadores terão um horário definido para carregar, o que reduzirá o tempo de espera e os custos com estadia. Além disso, os carregamentos poderão ser rastreados, permitindo, assim, o planejamento de todo o processo de transporte dos produtos adquiridos.

Antes da ferramenta existia apenas uma programação de carregamento diária e semanal. O executivo conta como é este conceito, ainda utilizado na companhia. “A transportadora se apresenta em nossas unidades e aguarda a disponibilidade de carregamento, que é realizada em ordem de chegada”, resume.

Esta modalidade de atendimento ainda existe, pois o novo sistema será implantado aos poucos. Neste primeiro momento, somente o ácido nítrico concentrado será entregue para 14 clientes por meio do programa pelo Complexo Industrial de Cubatão. Gradativamente, todos os produtos químicos serão disponibilizados por meio do e-Hora Marcada e 155 clientes serão atendidos em alguns meses. Ainda não há datas definidas para a expansão do projeto.

Apesar do pouco tempo em operação, o executivo já revela alguns números operacionais. “Reduzimos em 75% o tempo de espera para o carregamento e em 30% o tempo utilizado para os carregamentos e para a liberação de entrada dos veículos nos complexos”, diz. O gerente-geral lembra que a redução nos custos ainda não pode ser mensurada.

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