Empresas oferecem integração entre consultoria e implementação em soluções tecnológicas para o supply chain
A Alcis, companhia especializada no desenvolvimento de softwares para supply chain, e a 5A, consultoria que promove serviços de integração entre as áreas operacional e estratégica em empresas de diversos segmentos, anunciaram, em entrevista à Tecnologística realizada na última segunda-feira, dia 15 de agosto, uma parceria para oferecer complementaridade na implementação de soluções de tecnologia em companhias do ramo logístico.
Segundo Carlos Perobelli, diretor de Operações da 5A, a parceria entre as duas empresas tem potencial para proporcionar aos clientes uma visão consultiva, auxiliando na redução de custos, na melhora da produtividade e nos resultados gerais pós-implementação das ferramentas da Alcis.
Com o acordo, a consultoria colocará os produtos da Alcis em seu portfólio de vendas, implementação e suporte. “Existe a percepção dos executivos de que é necessário se estruturar, mas existe também um temor em relação aos problemas que podem surgir no processo”, conta Perobelli, explicando a importância do papel da 5A na implementação de ferramentas de tecnologia.
Para Luiz Rêgo, presidente da Alcis, a parceria com a 5A melhora ainda mais o atendimento aos clientes que utilizam as soluções da companhia. “O software deve estar à frente das necessidades da empresa. Poderemos oferecer aos nossos clientes, de forma integrada, o conhecimento das melhores práticas logísticas e comerciais, por meio de templates empregados pela 5A associados aos softwares da Alcis”, analisa.
O diretor de Operações da 5A conta que a empresa decidiu ingressar no segmento logístico há dois anos por acreditar no desenvolvimento desse setor. “Não temos como alvo os grandes embarcadores, mas aquelas empresas que estão se estruturando e se organizando no mercado.”, diz. Segundo ele, o Sistema de Gestão Empresarial (ERP) Microsoft Dynamics, utilizado pela 5A, está atualizado de acordo com as necessidades do mercado e, aliado ao Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) da Alcis, proporciona um serviço de alto desempenho. “Assim, quebramos aquele paradigma de que as maiores empresas é que têm as melhores práticas. Pretendemos atingir as companhias de transporte que estejam em processo de migração para a atividade de operador logístico, além do mercado portuário e as indústrias”, completa Rêgo.
Perobelli apresenta prospectos bastante otimistas em relação à parceria. “Nos próximos dois anos, pretendemos realizar US$ 10 milhões em projetos de implementação de soluções para logística”, revela.
No mês de julho, a Alcis anunciou um acordo de representação da RedPrairie em território nacional. A companhia americana atua em grandes corporações e também disponibiliza soluções para o mercado logístico. De acordo com Alejandro Phillips, vice-presidente da RedPrairie para o Brasil, o País é, no momento, o maior foco da companhia, que possui mais de 60 mil sistemas WMS implantados no mundo e, no Brasil, conta com clientes como DHL, Kraft e Unilever. Leia mais a respeito do acordo aqui.