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Volvo quer difundir o conceito do Volvo Link

Por Redação em 1 de julho de 2004 às 16h03 (atualizado em 02/05/2011 às 15h02)

Lançado em outubro de 2003, durante a última edição da Fenatran, o Volvo Link, sistema de monitoramento do uso, manutenção, rastreamento e movimentação de caminhões já está instalado em 180 unidades da marca. Até o final deste ano, a montadora pretende comercializar mais 1,5 mil unidades equipadas com o sistema.

O Volvo Link é integrado à plataforma eletrônica do veículo e fornecido de fábrica para a linha de caminhões pesados. A tecnologia aplicada ao Volvo Link é baseada na troca de informações via satélite GPS e internet. São dois grupos de satélites; de posicionamento, que localizam o caminhão; e de comunicação, para a troca de informações tanto do veículo para base do cliente quanto da base para o motorista.

Todas as informações são criptografadas e compartilhadas via internet com a central de atendimento da Volvo, que interage entre a base e o veículo por meio da troca de mensagens com o motorista a qualquer tempo, 24 horas por dia e em qualquer ponto do Brasil ou do continente.

André Carvalho, coordenador de Telemática na área de Soluções para o Transporte da Volvo explica que o Volvo Link não é somente um sistema de rastreamento de veículos. "É um produto que começa com um seguro de fábrica, da própria Volvo Seguros, com condições e custo diferenciado do mercado; passa pela tecnologia, que é o próprio Volvo Link, até o gerenciamento de risco e de frota com sistemas totalmente integrados."

Botão de pânico - Carvalho completa dizendo que "o equipamento é simples, não necessita de teclado especial ou de um display e ainda pode ser manipulado facilmente pelo motorista com segurança, mesmo durante a condução do caminhão". O veículo equipado com o sistema traz também um "botão de pânico" que, quando acionado, informa instantaneamente a situação ao call center, que posiciona o veículo e o resgate, tanto no caso de um eventual problema de saúde do motorista quanto de situação de risco.

Caso o caminhão esteja em movimento, o sistema corta gradativamente a potência do motor até que o veículo pare por completo. O corte eletrônico torna o veículo inviolável. Dessa forma, é possível ainda ativar a ignição do veículo por mais duas vezes para eventual deslocamento de curta distância e estacionamento.

A Volvo oferece o gerenciamento de risco em parceria com a Duty Sistemas, empresa que atua no mercado há sete anos como prestadora de serviços de consultoria, roteirização, rastreamento de cargas, monitoramento de viagens e patrulhamento de cargas especiais. "Somos uma espécie de anjos da guarda dos caminhões equipados como sistema Volvo Link", brinca Ricardo Tadeu Corrêa Silva, diretor Presidente da Duty Sistemas. Ele esclarece que o papel da Duty no projeto esta inserido a partir do momento em que são identificadas as situações de risco.

"Nós entramos com os nossos serviços depois de apertado o botão de pânico." Toda a tecnologia utilizada partir desse momento para imobilizar o veículo, acionar as autoridades competentes para o resgate do veículo e do motorista, ou ainda autorizar o desbloqueio do caminhão passa pelo know-how da Duty.

Dirigido inicialmente para as frotas de clientes Volvo, o sistema oferece a opção de gerenciamento da frota. O transportador pode obter via satélite todos os dados operacionais da plataforma eletrônica dos veículos. É possível observar o consumo de combustível, a utilização do veículo em marcha lenta, medição da velocidade média, entre outros. "O frotista pode fazer uma coleta remota de dados de performance e não necessita que o veículo retorne da viagem para recuperar esses dados", exemplifica Carvalho.

www.volvo.com.br

 

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