Implementação de ERP possibilitará integração das áreas e consistência das informações
A Braspress, empresa de encomendas expressas, decidiu investir cerca de R$ 33 milhões para modernizar a sua infraestrutura de TI com um projeto que prevê revisão dos processos, instalação do sistema de gestão empresarial da Oracle E-Business Suite e mais o Datapress II – moderno software de gestão de transportes baseado em arquitetura SOA, BPM, Java e outras ferramentas de desenvolvimento. O projeto inclui, ainda, uma reestruturação no parque de hardware no Datacenter da empresa.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Urubatan Helou,
a reestruturação é necessária para suportar o crescimento projetado da companhia para este ano, estimado em 14%. “Atualmente a Braspress tem vários projetos em andamento, a maioria deles de prevenção. Nosso objetivo é criar uma sólida base tecnológica e cada vez mais ampliar o poder da TI nos negócios, como exige o mundo globalizado”, justifica o executivo.
Ele conta que o primeiro passo do projeto aconteceu ainda em 2010, com o mapeamento dos processos da companhia que serão migrados para o sistema. Esse procedimento inicial foi realizado pela consultoria Ernst & Young e finalizado em dezembro. Agora, o projeto encontra-se em fase de implementação do Oracle E-Business Suite (OEBS) e deverá estar concluído em novembro deste ano, com soluções que permeiam todos os processos da Organização, desde o mais simples controle até a mais complexa integração de todos os módulos que compõem o sistema administrativo-financeiro, comercial e operacional.
O executivo explica que, paralelamente, outra equipe foi capacitada com todas essas modernas ferramentas e também já iniciou os trabalhos de desenvolvimento do Datapress II, cujos benefícios serão sentidos ainda neste ano, pois ele será integrado ao próprio OEBS e aos módulos atuais, ou seja, ao Datapress I.
A expectativa da Braspress é contar com um tráfego mais simples e ágil das informações, sem duplicidade ou incoerências, alcançando assim, aumento da produtividade e melhoria das tomadas de decisões. “A modernização tecnológica é fundamental para a conquista de novas posições de destaque no setor de Encomendas e ter um fornecedor de classe mundial como a Oracle é crucial para dar suporte à evolução na área de TI”, finaliza o executivo.
Hoje a Braspress conta com uma frota de 985 veículos e mais de 5,5 mil funcionários distribuídos por 100 filiais.