Meta é reduzir o peso da cabine de do chassi de caminhões pesados em, no mínimo, 20%
A Volvo informa que sua equipe de engenheiros desenvolveu um método de fabricação que reduz o peso dos caminhões sem afetar a capacidade de carga. A tecnologia para a redução do peso vinha sendo utilizada pela Volvo Aero nos componentes para aeronaves. De acordo com a companhia, a utilização do método reduzirá em, no mínimo, 20% o peso da cabine e do chassi dos caminhões pesados num prazo de dez anos.
Segundo o gerente de Projeto da Volvo Technology, Carl Fredrik Hartung, a empresa está criando um veículo super-leve num ambiente computadorizado que simula como milhares de pequenas alterações podem reduzir o peso total do veículo sem afetar outras de suas características, como a capacidade de absorver choques ou a habilidades para carregar cargas.
Há alguns desafios na concepção da o projeto. Um deles está no fato de veículos super-leves exigirem materiais de alta resistência, que são mais caros, e que precisam ser produzidos em quantidade grande o suficiente para manter os custos reduzidos. “É importante fazermos simulações computadorizadas meticulosas e padronizarmos o processo de produção para que alcancemos uma solução comercialmente viável para a fabricação de veículos mais leves”, diz. Para Hartung, ainda há muito trabalho a ser feito antes que os primeiros veículos super-leves seja comercializados.