Etiqueta aplicada nas cargas opera como um indicador de inclinação
A multinacional suíça do segmento farmacêutico Roche informa que, há três meses, implementou em sua divisão de diagnósticos uma ferramenta a fim de minimizar os danos causados durante todas as etapas que compõem o transporte e o manuseio de seus equipamentos – expedição do centro de reparos da companhia, recepção e armazenagem em seu centro de distribuição e envio aos clientes.
Fornecida pela AHM Solution, a solução é composta por uma etiqueta que, aplicada nas cargas, opera como um indicador de inclinação. O coordenador do Centro de Reparos da Roche, Leandro Cavascan, explica que a tecnologia foi introduzida para acompanhar a movimentação de máquinas de grande porte – Linha Modular, Linha de Hematologia, Linha Urinálise e Linha PCR (biologia molecular).
Cavascan conta que antes da etiqueta só era possível detectar os problemas se o dano fosse visual ou se no momento da instalação a máquina apresentasse problemas de funcionamento. “Agora, instalamos a etiqueta e etapa por etapa verificamos a condição da carga. A etiqueta é prateada e caso haja algum problema ela muda para a cor vermelha. A alteração acontece caso a carga incline mais de 45º”, diz.
Apesar de recente, apenas três meses, a novidade já traz resultados, de acordo com o coordenador. “Neste período, enviamos oito máquinas para nosso CD. Destas, três foram para os clientes e ainda não tivemos nenhuma devolução”, comemora. O número de retornos anteriormente computado não é informado. A meta, divulga, é zerar o índice de devoluções após um ano e meio da tecnologia implementada. Para obter este índice, Cavascan aposta na realização de treinamentos com a presença de profissionais do centro de reparos, do CD e das transportadoras parceiras. “Explicamos que são equipamentos sensíveis e mostramos a utilização da ferramenta”, resume.
A iniciativa já reflete no dia-a-dia. “Nossos funcionários estão mais atentos, pois sabem que agora existe uma ferramenta para monitorar estes equipamentos. A responsabilidade e o comprometimento deles aumentaram”, afirma. Além da alteração comportamental, algumas mudanças operacionais já foram realizadas. “Antes tínhamos um formulário de controle que era preenchido apenas quando a carga era entregue no cliente final. Alteramos este documento e, agora, ele mostra etapa por etapa os processos realizados no transporte”, salienta.
O executivo também não tem números quanto à redução de custos devido à implantação da etiqueta, mas diz que a principal vantagem verificada é aumento da satisfação dos clientes.